O Palmeiras foi derrotado pelo Chelsea por 2 a 1 na final do Mundial de Clubes e ficou com o vice-campeonato. Time comandado por Abel Ferreira lutou até o final da prorrogação, mas parou no campeão da Champions. Os gols foram marcados por Veiga, para o Alviverde, e Lukaku e Havertz, para o adversário.
O duelo começou dentro das expectativas, com pressão dos ingleses, que subiam a marcação e forçavam o erro na saída de bola alviverde. No início, o Verdão conseguiu escapar ao explorar a velocidade de Rony e Dudu pelas alas do campo. Depois da metade do primeiro tempo, no entanto, o time teve mais dificuldade e passou por minutos de sufoco.
A resposta do Palmeiras veio nos contra-ataque puxados por Dudu e Zé Rafael. A dupla teve duas boas oportunidades dentro da área adversária, mas não acertou o último toque. Enquanto isso, as melhores chances do Chelsea aconteceram em chutes da intermediária e cruzamentos em direção a Lukaku. Apesar da superioridade londrina, o Alviverde conseguiu permanecer zerado na etapa inicial.
O segundo tempo começou eletrizante e logo aos 9 minutos, clube inglês abriu o placar, com Lukaku. O centroavante belga recebeu cruzamento na medida e balançou as redes. A reação foi imediata, porque, pouco depois, o zagueiro Thiago Silva tocou com a mão na bola dentro da área e cometeu pênalti. Perfeito em cobranças pelo time, Raphael Veiga converteu e deixou tudo igual.
Após o empate, o Chelsea sentiu o golpe e deixou o Palmeiras mais à vontade na partida. Havertz de um lado e Veiga de outro, perderam boas oportunidades da entrada da área e o jogo seguiu equilibrado. Com o desgaste físico, a marcação da equipe inglesa baixou suas linhas e deu mais campo para Alviverde.
Para dar mais vigor ao time, Abel Ferreira, que já havia posto Jailson no lugar de Zé Rafael trocou Rony e Veiga por Wesley e Atuesta. As mudanças fizeram com que o Verdão controlasse um pouco mais a posse e aguentasse sem muitos sustos até o final do tempo regulamentar.
Durante a prorrogação, o Alviverde voltou a ser pressionado pelo adversário e sofreu com o jogo aéreo. Em sobra na área, a bola acertou a mão de Luan e o árbitro assinalou a penalidade, com auxílio do VAR. O meia Havertz descolou Weverton e desempatou a partida. Antes do apito final, Luan foi expulso por fazer falta no último homem. Apesar da luta palmeirense, o título ficou com o adversário.
O Verdão agora volta ao Brasil para dar sequência ao início de temporada no Paulistão. O próximo compromisso do time acontece nesta quarta-feira (16), às 19h (de Brasília) contra a Ferroviária, em Araraquara.
Texto: Palestra Foto: reprodução
Commentaires